Apresentação

O Programa de Educação Básica para Membros (EBM) do grupo Reconstrucionismo Helênico no Brasil é parte do projeto de estruturação do clero iniciado em 2012 pelos membros mais antigos, na ocasião com o treinamento da primeira turma de exegetes. Dando continuidade ao projeto, o programa de Educação Básica para Membros tem como propósito instrumentalizar a comunidade para os conceitos e elementos fundamentais que compõem a história social e cultural da civilização helênica na Antiguidade, estabelecendo as devidas relações que esse sistema social tem com a abordagem reconstrucionista do Helenismo nos dias de hoje. O programa destina-se de forma objetiva aos devotos que adotam uma prática helênica em seu formato reconstruído, ou que, de modo geral, têm uma afinidade com essa abordagem, principalmente aqueles que têm se engajado nas atividades do RHB. O programa está estruturado em quatro grandes eixos ou módulos que serão desenvolvidos programática e sequencialmente no decorrer de um período mínimo de oito meses e máximo de treze meses.


Objetivos
Objetivo Geral
- Desenvolver junto à comunidade de devotos do grupo Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB) os conhecimentos básicos relativos à estrutura social e cultural da civilização grega na Antiguidade tendo em vista as relações que tais saberes têm com a prática religiosa reconstruída na atualidade.

Objetivos Específicos
- Instrumentalizar a comunidade no que se refere à bibliografia básica de estudos clássicos voltados ao helenismo;
- Compreender o processo de construção das sociedades helênicas na Antiguidade;
- Reconhecer e caracterizar os principais gêneros e autores da produção literária grega nos períodos arcaico e clássico;
 - Reconhecer e avaliar no contexto dos grupos politeístas em atuação na contemporaneidade diferentes abordagens, posicionamentos e formas de relacionar-se com o panteão helênico desde o paganismo eclético até o reconstrucionismo;
- Identificar as principais escolas de pensamento da filosofia helênica desde os pré-socráticos até os neoplatônicos;

Metodologia
  As atividades serão desenvolvidas de modo a contemplar uma diversidade de formas de contato e meios de interação entre tutor-aluno-alunos. As atividades serão baseadas na leitura e discussão da bibliografia básica, composta por autores de referência nas áreas de estudo, bem como comentários e sinopses desenvolvidas por autores do RHB ou convidados com produção relevante na comunidade helênica nacional e internacional. Nesse ínterim, os alunos disporão de uma apostila básica por módulo onde serão apresentadas as atividades programáticas básicas e os textos que comporão a unidade em estudo. A apostila será enviada via postal sem qualquer encargo para os alunos que comporão a turma.
Além da apostila e dos exercícios formais nela apresentados, será exigido dos alunos que desenvolvam pequenas atividades de reflexão e pesquisa que tematizem os temas estudados. Também serão realizadas apresentações, reuniões de estudo e debate através de mídias sociais e canais de comunicação de grupo, a exemplo de Hangout, Skype e videoconferências, conforme se faça necessário e com aviso prévio. Abaixo as modalidades de ensino que constituirão a espinha dorsal do programa:

- Leitura da bibliografia básica recomendada
- Exercícios e questionários de aplicação
- Reuniões de debate/videoconferência via internet 
- Exercícios práticos de reflexão sobre determinados aspectos em estudo
- Produção textual a ser publicada através de blog coletivo
- Seminários virtuais (via skype ou hangout)

2 comentários:

  1. ZEUS TE AMO....OBRIGAADO POR TODOS OS MILAGRES QUE TEM FEITO NA MINHA VIDA... AGRADEÇO POSEIDON E ATHENA... OBRIGADO POR TEREM ME CURADO DAS DOENÇAS.

    ResponderExcluir
  2. ZEUS TE AMO....OBRIGAADO POR TODOS OS MILAGRES QUE TEM FEITO NA MINHA VIDA... AGRADEÇO POSEIDON E ATHENA... OBRIGADO POR TEREM ME CURADO DAS DOENÇAS.

    ResponderExcluir